quinta-feira, 11 de junho de 2026

Autobiografias e Educação: quando a experiência vira conhecimento

    

Thelma Panerai Alves 

 

Todos nós carregamos histórias. Algumas são contadas repetidamente em rodas de conversa, encontros familiares ou entre amigos. Outras permanecem guardadas em fotografias, cartas, diários ou simplesmente na memória. Durante muito tempo, porém, essas histórias pessoais foram consideradas pouco relevantes para a produção do conhecimento científico. Afinal, acreditava-se que a ciência deveria buscar distância, neutralidade e objetividade.

Nas últimas décadas, esse entendimento começou a mudar. Pesquisadores de diferentes áreas passaram a reconhecer que a experiência humana também produz saberes e que as narrativas de vida podem revelar aspectos importantes da formação, da aprendizagem e da construção das identidades. Nesse contexto, as autobiografias conquistaram espaço significativo na educação.

Mas o que acontece quando uma pessoa narra a própria trajetória?

Mais do que relatar fatos ou organizar lembranças, ela realiza um exercício de reflexão sobre a própria experiência. Ao selecionar acontecimentos, atribuir significados e estabelecer relações entre passado e presente, o sujeito produz interpretações sobre sua vida. Nesse processo, a experiência deixa de ser apenas algo vivido e passa a ser compreendida, elaborada e ressignificada.

O filósofo francês Paul Ricoeur argumenta que construímos nossa identidade por meio das narrativas que elaboramos sobre nós mesmos. Não somos apenas o resultado de acontecimentos vividos; somos também aquilo que conseguimos compreender e contar sobre esses acontecimentos. Narrar é, portanto, uma forma de produzir sentido.

Na educação, essa perspectiva tem contribuído para compreender processos de formação que muitas vezes escapam aos modelos tradicionais de ensino. Aprendemos em cursos, leituras e instituições, mas também aprendemos nas relações familiares, nos encontros, nas dificuldades, nos deslocamentos e nas experiências cotidianas. As autobiografias ajudam a revelar essas aprendizagens invisíveis.

É por isso que tantos pesquisadores e educadores têm recorrido às narrativas autobiográficas como dispositivos de investigação e formação. Autores como Philippe Lejeune, Christine Delory-Momberger, António Nóvoa, Marie-Christine Josso, Conceição Passeggi e Elizeu Clementino de Souza, entre outros(as), demonstram que contar a própria história não significa apenas olhar para trás. Trata-se de um movimento que possibilita compreender percursos, reconhecer aprendizagens, relacionar com outros conhecimentos e projetar novos caminhos.

Quando um professor escreve sobre sua trajetória profissional, por exemplo, ele não está apenas registrando lembranças. Está refletindo sobre práticas pedagógicas, revisitando crenças, identificando desafios e reconhecendo saberes construídos ao longo da experiência. A escrita transforma-se em um espaço de formação.

Nesse sentido, as autobiografias ocupam um lugar singular na educação contemporânea. Elas nos lembram que o conhecimento não nasce apenas dos livros, das teorias ou das instituições. Ele também emerge das experiências vividas, das memórias construídas e das narrativas que elaboramos sobre nós mesmos.

Talvez seja justamente essa uma das maiores contribuições das abordagens autobiográficas: mostrar que cada vida contém um patrimônio de conhecimentos que merece ser escutado, interpretado e compartilhado. Afinal, quando narramos nossas experiências, não estamos apenas contando histórias. Estamos produzindo conhecimento sobre quem somos, como aprendemos e como nos transformamos ao longo do tempo.

Assim, as narrativas autobiográficas não são meros relatos subjetivos e nem simples exercícios de memória. Elas configuram um processo reflexivo por meio do qual os sujeitos interpretam suas experiências, produzem conhecimento sobre si e sobre o mundo, e tornam visíveis aprendizagens que dificilmente emergiriam por outros caminhos de investigação. Portanto, o que importa não é apenas escrever sobre a própria vida, mas o trabalho reflexivo de interpretação das experiências vividas.

E você? Já parou para pensar em quantas aprendizagens estão escondidas nas histórias da sua própria vida? Talvez algumas delas estejam esperando apenas uma oportunidade para serem narradas.

 

Leituras para aprofundamento:

DELORY-MOMBERGER, Christine. As histórias de vida: da invenção de si ao projeto de formação. Natal: EDUFRN, 2014.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988. p. 31-59.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2010.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A pesquisa (auto)biográfica em educação: princípios epistemológicos, eixo e direcionamentos da investigação científica. In: VASCONCELOS, Fátima; ATEM, Érica (org.). Alteridade: o outro como problema. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2011. p. 13-39.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto)biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación Cualitativa, Madri, v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017.

PINEAU, Gaston. As histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 329-343, maio/ago. 2006.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. v. 3: O tempo narrado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografias e documentação narrativa: redes de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2015.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário